Notícias

Oi gente! Vamos falar do Campeonato Carioca CFE! Uma das experiências mais completas que a minha família experienciou por aqui!

Como vocês já sabem, leia aqui, a Manuela começou a jogar futebol no CFE e nem sempre ela se sentiu confortável, confira aqui o porquê, e quando o campeonato carioca chegou nós resolvemos inscrever os três para vivermos mais essa experiência com o CFE.

Na véspera do primeiro jogo a Manuela ficou muito nervosa e resolveu que não queria mais jogar. Mais uma vez conversamos, e essa é uma dica de ouro, mantenha o diálogo sempre aberto e isso implica em de fato escutar o que a criança tem a dizer, conversamos e a Manu relatou que não estava se sentindo animada para jogar e que não queria mesmo participar do campeonato. Eu entendi que já havia atingido um ponto em que eu precisava dar algum poder de decisão para que ela chegasse às próprias conclusões e então assim a Manuela estava de fora do campeonato, confesso que foi frustrante pois havíamos pago a inscrição, pego a camisa do time, incentivado que o time se unisse e discutisse estratégias, enfim havia sido criada toda uma expectativa para esse campeonato, que era nosso primeiro, e foi difícil permitir que a Manu tomasse essa decisão sozinha e de fato acatar o que quer que ela decidisse.

Uma nota importante que preciso mencionar é que o grupo escoteiro que ela participa aos sábados coincidiu horário com o primeiro jogo do campeonato. Como contei para vocês aqui, o CFE deu um show de organização com os horários de todos os jogos e eu já estava vendo aí o real motivo da repentina desmotivação de Manuela. Ela não queria perder uma reunião escoteira esse sim era o motivo real! E tudo bem!

Ela foi para o escoteiro dela enquanto os meninos jogavam no mesmo horário. Foi uma correria sem fim, mas deu tudo certo e como num passe de mágica após a reunião escoteira a Manuela ficou animadíssima para jogar todos os jogos, no outro dia ela já vestiu o uniforme do Madureira porque havia mudado de ideia e queria jogar dessa vez até que aconteceu um episódio durante uma partida que nos trouxe uma das maiores lições que o futebol pode ensinar! Na próxima semana eu conto! Talvez tenha sido o escoteiro, talvez tenha sido ver os irmão animados por estarem participando, talvez tenha sido dar espaço a ela para decidir sozinha e talvez e muito provavelmente foi a soma de tudo isso o que fez a Manu mudar de ideia e participar do campeonato.

Share